segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Fótons conseguem se comunicar 'do além'

A física quântica acaba de ficar (ainda) mais estranha - cientistas descobriram que fótons podem se comunicar com outros fótons que não existem

Pesquisadores da Universidade de Jerusalém usaram um fenômeno da mecânica quântica chamada entrelaçamento quântico para provar que fótons que não existem no mesmo período de tempo podem se comunicar entre si. Em outras palavras, um fóton do presente pode se comunicar com um fóton do 'além'.

Por partes - o entrelaçamento quântico é capaz de ligar dois objetos por mais que eles estejam espacialmente separados. A ideia é que suas propriedades físicas se influenciem mutuamente. Por exemplo, se um fóton estiver na mesma sala que você e outro estiver em outra sala, quando você alterar uma propriedade como o spin ou a polarização do fóton próximo, o outro será alterado imediatamente, como um movimento espelhado.

A pesquisa da Universidade de Jerusalém, no entanto, vai além, criando pares de fótons que estão entrelaçados não entre uma distância espacial, mas através de uma distância temporal. E, para o experimento, foram usados não apenas dois fótons, mas quatro.

Primeiro, os cientistas entrelaçaram uma dupla de fótons, chamando-os de P1 e P2. Depois eles mediram a polarização de P1 e o destruiram. Depois, eles criaram um segundo par de fótons entrelaçados, P3 e P4. E, depois, entrelaçaram P2 e P3. Depois disso, os pesquisadores afirmaram que P4 demonstrou estar entrelaçado com P1 - mesmo que P1 tivesse sido destruído antes de P4 ter sido criado.

De acordo com os pesquisadores, as mudanças no primeiro fóton foram detectadas antes do último fóton serem criadas. Ou seja, de certa forma, a ação futura muda medições feitas no passado. Outro ponto de vista para as mesmas questões é que as propriedades aplicadas no passado foram imediatamente transferidas para um fóton que nem havia sido criado. De qualquer forma, uma partícula é capaz de afetar a outra mesmo tendo existido em tempos distintos.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.