Upanishads


Vós sois o fogo,
Vós sois o Sol,
Vós sois o ar,
Vós sois a Lua,
Vós sois o firmamento estrelado,
Vós sois o Brahman Supremo:
Vós sois as águas - vós,
O Criador de tudo!

Os Upanishads são a parte dos Vedas que dizem respeito ao aspecto mais elevado da realidade espiritual - o conhecimento de Deus.

Um dos significados da palavra Upanishad é: "sentar perto devotadamente". Outro significado é "ensinamento secreto" (secreto no sentido de que só poderão compreendê-lo aqueles que estão espiritualmente amadurecidos para recebê-lo).
Disse Shankara (grande comentarista védico do séc. XVII), sobre os Upanishads: "o conhecimento de Brahman, o conhecimento que destrói os laços da ignorância e leva à meta suprema da liberdade".
Como os Vedas eram passados oralmente, de geração a geração, uma vez que são anteriores à escrita, muita coisa se perdeu no tempo. Nem se sabe quantos Upanishads existiram. Os Rishis, sábios iogues que intuíram e personificaram os Vedas, sempre permaneceram ocultos e impessoais nos bastidores, in the dark backward and abysm of time (no escuro reverso e no abismo do tempo).
Dos 108 Upanishads conservados, somente 16 foram reconhecidos por Shankara.
Diz a tradição oriental que o estudo dos Vedas (e particularmente dos Upanishads ou Vedanta) requer a orientação de um mestre ou guru: "A muitos não é concedido ouvir falar Naquele que habita a eternidade. Muitos, embora ouçam falar Dele, não O entendem Maravilhoso é aquele que fala a respeito Dele. Inteligente é aquele que aprende a respeito Dele. Abençoado é aquele que, tendo aprendido com um bom mestre, é capaz de compreendê-lO". (Upanishads)
Conforme a tradição hindu, o simples fato de estar perto do mestre em posição de humildade, rendição e reverência impulsiona o espírito na sua permanente busca, uma vez que o verdadeiro objetivo do estudo das escrituras não é meramente abastecer o intelecto de informações, mas purificar e enriquecer a alma:


Como são agradáveis o estudo e o ensinamento dos Vedas!
Aquele que se ocupa com essas coisas alcança a concentração
e não é mais um escravo de suas paixões;
piedoso, autocontrolado, disciplinado no espírito,
ergue-se para a celebridade e é uma bênção para a humanidade.

Diz o grande Mestre Védico Sathya Sai Baba:


A felicidade permanente pode ser assegurada apenas por uma forma de conhecimento (Vidya) - o conhecimento vindo dos Upanishads. É a ciência da Realização de Deus, os ensinamentos dos Rishis ou videntes. Somente isso pode salvar o homem e conceder-lhe paz. Não há nada mais elevado que isso. Independentemente do assunto em que você se especializou para uma profissão ou vida, tenha seus olhos sempre focados nesse conhecimento.


ISHA

Preenchidas totalmente com Brahman estão as coisas que vemos,
preenchidas totalmente com Brahman estão as coisas que não vemos,
de Brahman flui tudo o que existe:
de Brahman, tudo - todavia, ele ainda é o mesmo.
OM... paz - paz - paz.

Deus está no âmago de todo o Universo manifestado e imanifestado. 
O Eu parece mover-se, mas não se move. Está dentro de tudo e está fora de tudo.
Aquele que consegue perceber o Eu em todos os seres não odeia ninguém e é o mestre de si mesmo.
O Eu está em todos os lugares, ele é o auto-existente.
"Viver somente no mundo leva a um resultado, meditar apenas leva a outro. Assim falaram os sábios. Aqueles que se dedicam tanto à vida no mundo como à meditação superam a morte através da vida no mundo e atingem a imortalidade através da meditação. À escuridão estão destinados os que cultuam somente o corpo, e a uma escuridão ainda maior os que veneram apenas o espírito." Assim falaram os sábios.


KENA


Que a quietude desça sobre os meus membros,
Minha fala, meu fôlego, meus olhos, meus ouvidos;
Que todos os meus sentidos se tornem claros e fortes.
Que Brahman se mostre a mim.
Que eu jamais negue Brahman, e nem Brahman a mim.
Eu com ele e ele comigo - possamos morar sempre juntos.
Que seja revelada a mim,
que sou dedicado a Brahman,
a sagrada verdade dos Upanishads.
OM... paz - paz - paz.


"O poder que está por trás de todas as atividades da Natureza e do homem é o poder de Brahman. Perceber essa verdade é tornar-se imortal."


KATHA


OM...
Que Brahman nos proteja,
Que ele nos guie,
Que nos dê força e entendimento correto.
Que o amor e a harmonia estejam com todos nós.
OM... Paz - paz - paz.

"O segredo da imortalidade é encontrado na purificação do coração, na meditação, na realização da identidade do eu interiormente e de Brahman exteriormente. Pois a imortalidade é simplesmente a união com Deus."

OM é o mantra, a insígnia de Brahman. Do OM provém todo o Universo manifestado, todos os sons, todas as formas. Somos todos filhos do OM. Nosso Eu é o OM, o Deus onisciente, sem morte nem nascimento, imperecível.

PRASNA

OM...
Com nossos ouvidos, ouçamos o que é bom.
Com nossos olhos, contemplemos vossa integridade.
Tranquilos no corpo, possamos nós, que vos veneramos,
encontrar descanso.
OM... Paz - paz - paz.
OM... Salve o Eu supremo!

"O Homem é composto de elementos como o sopro vital, ações, pensamento, e os sentidos - obtendo todos sua existência do Eu. Eles surgiram do Eu, e no Eu finalmente desaparecerão - como as águas de um rio desaparecem no mar."


MUNDAKA

OM...
Com nossos ouvidos, ouçamos o que é bom.
Com nossos olhos, contemplemos vossa integridade.
Tranquilos no corpo, possamos nós, que vos veneramos,
encontrar descanso.
OM... Paz - paz - paz.

"Como os inúmeros objetos dos sentidos são meras emanações de Brahman, conhecê-los em si próprios não é suficiente. Como todas as ações dos homens representam apenas fases do processo universal da criação, a ação sozinha não é suficiente. O sábio deve distinguir entre conhecimento e sabedoria. O conhecimento está ligado a coisas, ações e relações. Porém, a sabedoria está ligada apenas a Brahman; e além de todas as coisas, ações e relações, ele permanece para sempre. Tornar-se uma coisa só com ele representa a única sabedoria."

O Senhor (Brahman) é a luz que refulge em cada ser. Sábio é aquele que o vê em tudo. Sendo humilde, não se coloca à frente de nada - sabe que é um servidor e se coloca como um servidor.


MANDUKYA

OM...
Com nossos sentidos, ouçamos o que é bom.
Com nossos olhos, contemplemos vossa integridade.
Tranquilos no corpo, possamos nós, que vos veneramos,
encontrar descanso.
OM... Paz - paz - paz.

"A vida do homem é dividida entre o estado de vigília, o sonho e o sono sem sonhos. Porém, transcendendo esses três estados, encontra-se a visão superconsciente - denominada simplesmente O Quarto."

O OM, o imperecível Brahman, é o Universo. O OM é e será sempre OM, além de tudo o que já existiu e de tudo o que existirá. 
O OM, a sílaba indivisível, diz respeito à visão superconsciente - O Quarto. Quem conhecer o OM, o Eu, torna-se o Eu.

Continua... página em construção