Gotas Quânticas



O universo começa a parecer-se mais com uma grande idéia do que com uma grande máquina. (David Bohm - Físico)

O mundo observado é apenas uma aparência; na realidade, nem sequer existe. A filosofia dos Vedas tentou ilustrar este seu dogma fundamental através de várias metáforas. (Erwin Schrödinger - Nobel da Física)


A mística oriental fornece um quadro belo e harmónico para as teorias mais modernas do nosso mundo físico. (…) iremos encontrar frequentemente afirmações que é quase impossível dizer se foram feitas por físicos ou por místicos orientais. (Fritjof Capra, "O Tao da Física")


Qual é o significado da afirmação: Deus é a causa imediata do Cosmos (Upadanakarana)? ’Causa imediata‘ significa a causa que produziu o efeito. O ’efeito‘ é a própria ’causa‘ em uma outra forma. Ele não pode ser separado da causa. Todo efeito que notamos é somente a causa que assumiu uma nova forma. O Cosmos é o efeito, Deus é a causa - essas declarações apenas salientam o fato de que o Cosmos é Deus, mas de outra forma. Pode-se duvidar de que toda essa multiplicidade de coisas e seres sejam realmente Deus? Mas sim, essa é a verdade. Tudo que os sentidos reconhecem, tudo que entra na consciência, é Deus. Não há nada além d'Ele. Nossos corpos, mentes, inteligência, consciência - tudo é Deus. (Sri Sathya Sai Baba)


Somos máquinas de produzir realidade. Criamos constantemente os efeitos da realidade. Se tiramos informação de uma base de conhecimentos pequena, temos uma realidade pequena. Se temos uma base de conhecimento ampla, temos uma realidade ampla. (Joe Dispenza, doutor em bioquímica)


A fumaça ainda surge, mas, na parte iluminada, ela não se deposita nas paredes. (Ramakrishna)


De acordo com o pensamento oriental, a subdivisão da natureza em objectos separados não tem justificação, e os objectos têm todos um carácter fluído, encontrando-se em mudança permanente. A cosmovisão oriental é dinâmica, as suas características essenciais são o tempo e a mudança. O cosmo é visto como uma realidade indivisível ― em movimento permanente, viva, orgânica; simultaneamente espírito e matéria. Sendo assim, a imagem oriental do divino não é a imagem de um soberano que orienta o mundo a partir do alto, mas sim de um princípio que conduz tudo a partir do interior.  (Fritjof Capra, "O Tao da Física")


Jagath, ou o Cosmos, foi criado por Deus a partir de Si mesmo. Portanto, Ele é o criador, assim como Ele é o próprio material do Cosmos. Ele é Paripoorna (Total e Completo). E, como resultado, a Criação também é completa e o Atma individual também é completo. (Sri Sathya Sai Baba)


Se a realidade é a minha possibilidade, a possibilidade da própria consciência, então imediatamente surge a questão: como se pode mudá-la? Como melhorá-la? Como fazê-la mais feliz? Na maneira antiga de pensar, não posso mudar nada porque não tenho nenhum papel a desempenhar na realidade. A realidade já está lá. São objetos materiais se movendo por si mesmos, de dentro de vidas determinísticas. Eu, o experimentador, não tenho nenhum papel. Na nova visão, sim, a matemática pode nos dar alguma coisa; ela nos dá as possibilidades que todo esse movimento pode assumir. Mas ela não pode nos dar a experiência real que terei na minha consciência. Eu escolho aquela experiência e portanto, literalmente, crio minha própria realidade. (Amit Goswami, Físico pH.D)


Não é possível chegar a uma conclusão sobre a vida. A vida é algo eterno, assim como nós somos algo eterno. Temos de começar a procurar mais significado no que somos. Bem, o significado do que somos ainda precisa ser descoberto por nós. (Ramtha)


Toda vez que sinto necessidade de mudar algum padrão ou hábito, eu me sento e visualizo o cérebro e depois as redes neurais. Encontro as redes que estão conectadas àquele hábito em particular e as vejo ir embora, desaparecer. Observo meu cérebro se reconstruir como algo novo. (Betsy Chasse, cineasta, escritora)


Porque o reino de Deus está dentro de vós. (Lucas 17:21)


Vá confiante em direção a seus sonhos. Viva a vida que imaginou. (Henry David Thoreau, filósofo e poeta)



Espiritualidade é reconhecer a unidade de todos os seres. (Sai Baba)


Estamos operando o holodeck. Ele é tão flexível que criará o que você imaginar. E você irá aprender. Uma vez que esteja suficientemente consciente. Sua intenção fará essa coisa se materializar e você aprenderá como usar sua intencionalidade. (William Tiller, Físico pH.D)


Toda fala, toda ação todo comportamento são flutuações da consciência. Toda a vida emerge e é mantida na consciência. O universo inteiro é a expressão da consciência. A realidade do universo é um oceano ilimitado de consciência em movimento. (Maharishi Mahesh Yogi, guru indiano)



"A única coisa 'sólida' na minha realidade é a percepção que tenho dela. Se eu me dispuser a abrir os olhos a novas possibilidades, minha realidade poderá mudar." (Betsy Chasse)