segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Quântica X Einstein

Einstein foi, indiscutivelmente, um gênio, um divisor de águas. Suas teorias abriram novos horizontes, propiciaram novas descobertas e a ciência deve a ele gratidão eterna. No entanto, estaria ele sempre certo? Revolucionárias descobertas dizem que não.

Einstein dizia que a teoria quântica exigia uma "ação fantasmagórica à distância", e ele se recusava a aceitar a noção de que o universo podia se comportar de uma forma tão estranha e aparentemente aleatória.

Recentemente, experimentos feitos por cientistas da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, comprovam uma das asserções mais fundamentais da teoria quântica: aquela que diz que objetos separados por uma grande distância podem afetar instantaneamente o comportamento um do outro, ao contrário do que reza o Princípio da Localidade (um dos princípios fundamentais da física clássica), o qual afirma que um objeto é influenciado diretamente apenas pelo seu entorno imediato.

Embora os experimentos ainda não sejam uma prova taxativa sobre a existência de um universo absolutamente mágico, formado por um tecido de partículas subatômicas, em que a matéria somente passa a tomar forma depois que é observada, e onde o tempo pode correr para frente ou para trás, são um grande avanço. O estudo de Delft foi publicado em outubro deste ano na revista Nature.

Mais detalhes no link a seguir:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/the-new-york-times/2015/10/26/teoria-quantica-vence-einsten-mais-uma-vez-em-estudo-holandes.htm


Outra teoria de Einstein que pode estar com os dias contados para cair é a teoria do Big Bang.  De acordo com o físico, nosso universo tem aproximadamente 13,8 bilhões de anos e foi formado a partir de uma pequena partícula durante o Big Bang. Agora, dois físicos levantaram uma nova hipótese, sugerindo que nosso universo não tem começo nem terá fim e que, portanto, a grande explosão nunca teria ocorrido.


“A matemática e a teoria do Big Bang ‘se autodestroem’ por causa dos infinitos." 

“O universo existe desde sempre. Também não terá um fim... Em outras palavras, não há nenhuma singularidade. Ele pode ter tido ciclos entre ser pequeno e grande, ou poderia ser criado muito antes [do que diz o Big Bang]”, afirmou o professor Saurya Das, da Universidade de Lethbridge, Canadá.

Esperemos para ver. A prevalecer a teoria dos novos físicos, será uma comprovação a mais de que os Vedas nunca fantasiaram nem caducaram; ao contrário, sempre estiveram certos.

Mais informações no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.