terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Entrevista com Amit Goswami


Ressaltamos aqui alguns trechos da entrevista publicada no jornal The Times of India:

Never impose limits on your creative goals: Dr Amit Goswami


O Dr. Amit Goswami nasceu na Índia e recebeu seu Ph.D. em física da Universidade de Calcutá (atualmente Kolkata) em 1964. Mudou-se então para os Estados Unidos e no final de 1980 desenvolveu uma interpretação idealista da mecânica quântica, inspirado em parte por idéias filosóficas extraídas do Advaita Vedanta e da filosofia platônica. Dr. Goswami escreveu outros seis livros populares com base em sua pesquisa sobre física quântica e consciência. Através de seu trabalho ele demonstrou como a ciência e a espiritualidade podem ser integrados. Ele também desenvolveu uma teoria da sobrevivência após a morte e reencarnação. Após sua aposentadoria da vida acadêmica ativa em 2003, ele assumiu o papel de "ativista quântico" para promover suas teorias e idéias de conectar a ciência com a espiritualidade. Em uma conversa por telefone, Goswami candidamente falou sobre o seu trabalho, ciência e espiritualidade e também pediu a jovens indianos para aprender a remover a negatividade. Trechos da entrevista:

Religião

Cada religião diz que alguém (Deus) criou o mundo material e eles têm debatido em torno dessa idéia, mas não explicam como isso é possível sem violar as leis científicas. Mas, graças à física quântica, temos agora uma forma científica de abordar essa idéia: Deus é o poder causal da consciência não-dual consistindo na escolha da possibilidade que se torna realidade. Uma pessoa pode meditar com um amigo e experimentadores podem demonstrar facilmente sua conexão não-local através da Consciência Única.

Não está claro que a filosofia indiana contribuiu diretamente para a minha descoberta inicial. Mas a filosofia indiana estava comigo o tempo todo no meu inconsciente, por isso, indiretamente, ela pode ter contribuído de forma significativa. Essa consciência inconsciente da filosofia indiana foi um presente do meu pai, pois ele era uma espécie de guru espiritual.
Como expliquei em meus livros, a sabedoria quântica pode ser um atalho e através dele você terá a compreensão. Isso irá substituir o caminho da sabedoria tradicional (Gyana yoga). Claro, todo mundo tem que viver com a realidade e incorporá-la (Bhakti Yoga). Como Mahatma Gandhi diz: "Minha vida é minha mensagem". Então você tem que fazer da sua vida a sua mensagem e continuar lutando em seu próprio país; a fé por si só não pode fornecer transformação.

Reencarnação

É claro que a reencarnação é um conceito misterioso, mas agora ele tem sido fortalecido muito bem com dados sólidos e uma teoria sólida da física quântica. Um pesquisador da Universidade da Virgínia, Ian Stevenson, fez uma pesquisa profunda sobre isso e eu desenvolvi uma teoria descrita no meu livro "Física da Alma".

Desta forma, as idéias quânticas nos dão uma teoria maravilhosa da reencarnação. Elas também explicam como encontrar Deus, como se tornar espiritual. As novas teorias científicas não estão nos dizendo para ir contra as religiões, pois elas estão fornecendo evidências de crenças espirituais e de orientação mais prática para a transformação espiritual.

As memórias reencarnatórias são mais disponíveis para as crianças. Mas se elas não são acionados na infância, as pessoas tendem a esquecê-las muito facilmente. No entanto, em princípio, é possível recuperá-las em qualquer idade. Eu tenho dado várias oficinas e de fato as pessoas esquecem as memórias reencarnatórias do seu aprendizado em vidas passadas. Quando eu infundo idéias como memória quântica e lembro-os sobre algumas das coisas que eles deveriam perguntar-se, eles recordam-se e tornam-se depois completamente diferentes e muito felizes com suas vidas. É uma coisa maravilhosa ver pessoas se transformando depois de encontrar a meta das suas vidas (dharma). Tudo acontece apenas ativando a imaginação infantil para recuperar propensões esquecidas.

Maya - ilusão?

A religião nunca foi definida corretamente para as pessoas comuns. Vamos tomar um exemplo simples: o Vedanta diz que o mundo é "maya". Muitos filósofos interpretam maya como ilusão, negando o mundo, e confundem as pessoas sobre o seu papel no mundo. Quase todas as religiões sublinham este conceito simplista: "Se você quer ir para o céu, não se preocupe com o mundo, o prazer da vida". Agora isso pode ser verdade para um conjunto muito pequeno de pessoas que estão prontas, que perderam todo o interesse em aspirações mundanas porque aprenderam tudo, todos os arquétipos. Mas pessoas comuns podem certamente rejeitar essa idéia, porque o mundo é importante para elas e os relacionamentos são muito importantes. A nova física diz: maya não significa ilusão e sim fenômeno secundário. O mundo é um fenômeno secundário, secundário em importância para a consciência, que é o principal, que é o objetivo final. Mas você tem que aprender o secundário antes de se aproximar do primário.

Mensagem para os jovens

Eu quero dizer o seguinte: livre-se da negatividade e sinta em seu coração que você pode mudar as coisas. Positividade é a lição da física quântica. A física quântica é a física das possibilidades. Tudo pode acontecer se envolvemos criatividade com boas e positivas emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.