domingo, 18 de março de 2012

Os Ciclos Cósmicos

Este texto é de autoria de Marilu Martinelli e faz parte do blog "Mitologia Comentada" (http://mitologiacomentada.blogspot.com):

Segundo a mitologia hindu, o universo nasce da vontade de Brahman e se desenvolve em ciclos que obedecem a determinados ritmos. O universo é criado, expande-se, é destruído e recriado de acordo com esses ciclos. Um dia da vida de Brahma, a expressão da criatividade de Brahman, tem a duração de 4.320.000.000 de anos terrenos, mais esse mesmo tempo para a noite, multiplicado por 30 (o número de dias de cada mês), multiplicado por 12 (os meses do ano) e multiplicado por 100 anos. As divisões das unidades de tempo dos homens são diferentes das unidades dos deuses. Um dia divino corresponde a 360 dias humanos tendo como base o círculo de 360 graus. Cada grau corresponde a um dia e o ciclo completo da Terra em torno do sol é um dia divino. Um ano divino é igual a 360 anos terrenos.

É fascinante imaginar que faz mais de três mil anos que esse povo se valeu da matemática para conceber um começo e um fim para o universo. Mais fascinante ainda é ver que a mesma matemática permitiu que físicos quânticos teóricos criassem a teoria das cordas e especulassem baseados nela sobre a possibilidade da existência dos multiversos. Caso essa teoria se confirme, seria tão importante quanto o foi a teoria de Copérnico. A alegoria mitológica hindu sobre o nascimento do universo vem, pouco a pouco, tornando-se uma realidade científica. A idéia do universo autoconsciente, da sua expansão inflacionária e dissolução para o surgimento de outro ou outros universos concomitantes e paralelos, hoje desenvolvida pela física quântica, aproxima-se muito do mito hindu da criação. A ciência e a espiritualidade estabelecem um diálogo revolucionário e criativo, e a física das possibilidades, que defende o primado da consciência, oferece-nos a abertura de portais de percepção mais abrangentes e descobertas transformadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.