segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A Teia Cósmica

"Espiritualidade é reconhecer a unidade em todos os seres." (Sri Sathya Sai Baba)


Teia cósmica é o termo utilizado para os aglomerados de milhões de galáxias do universo observável. (Wikipédia)

Teia cósmica visível na Nebulosa da Tarântula
Somos todos um. Não há como escapar desta afirmação. Da mais longínqua galáxia escondida nos confins do macrocosmos ao menor fragmento de matéria do microcosmos, tudo está interligado: o universo é como uma grande teia cósmica, e esta descoberta científica  não é de agora - é de 2008. Foi publicada no Astrophysical Journal. Denominada "meio intergalático", a matéria estende-se por todo o espaço lançando seus tentáculos, como uma teia gigante, uma malha abarcante.
Nada que aconteça comigo será somente meu; nada que aconteça contigo será exclusivamente teu. Tudo está enredado num único plano cósmico. A idéia de separação é uma falsa idéia, forjada pelo ego humano.


Impossível não fazer a ligação com Os Upanishads (um dos livros védicos, também chamado Vedanta), sobre Brahman:


Preenchidas totalmente com Brahman estão as coisas que vemos,
Preenchidas totalmente com Brahman estão as coisas que não vemos,
de Brahman flui tudo o que existe...

E quem é Brahman? Segundo a tradição védica, é a Verdade Absoluta, ou a Realidade Suprema, que unifica e engloba todo o universo dual. 
Brahma e Brahman são diferentes. Brahma faz parte da trindade "Brahma - Vishnu - Shiva", os três aspectos supremos do divino: Brahma - o aspecto criador do universo; Vishnu - o aspecto preservador; Shiva - o aspecto destruidor/transformador do cosmos.
'Brahman', com 'n' no fim,  representa o universo imanifesto. Significa o absoluto, a consciência em sua concepção todo-abarcante, o insondável, o incognoscível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.